MENU

Copacabana: (21) 2522-5050 | Largo do Machado: (21) 2557-5115 | Centro: (21) 2263-2725 | Tijuca: (21) 2284-2799 | Barra: (21) 3647-3313

ATM

A articulação TemporoMandibular, ou ATM, é uma pequena articulação localizada na frente da orelha onde o crânio e o maxilar se encontram. A ATM é a engrenagem e articulação deslizante que permite que o maxilar inferior (mandíbula) se mova e funcione. É a articulação mais constantemente utilizada em seu corpo.

Quando todos os elementos das ATMs estão em harmonia e funcionando apropriadamente, as articulações operam suavemente e sem problemas. No entanto, as disfunções das ATMs podem se desenvolver se esses elementos não estiverem funcionando como deveriam.

Sinais e sintomas da disfunção das ATMs podem incluir:

  1. Dificuldade para abrir a boca de manhã, ao acordar
  2. Dores no maxilar e no osso da bochecha
  3. Sentir dores ou cansaço no maxilar ao comer
  4. Dores ou zumbido nos ouvidos (tinnitus)
  5. Dores de cabeça
  6. Dores atrás dos olhos
  7. Alterações na mordida
  8. Ruídos na articulação do maxilar como estalos ou cliques ou chiados ao abrir e fechar a boca
  9. Travamento do maxilar quando fechado
  10. Deslocamento do maxilar quando aberto
  11. O maxilar não se movimanta de um lado para o outro e nem para frente corretamente
  12. Dores quando a área das ATMs ou os músculos do maxilar são tocados
  13. Inchaço ao redor das ATMs

A presença de um ou mais desses sintomas podem indicar dinfunção das ATMs

Caso a posição do maxilar esteja incorreta, a cirrurgia para correção dos maxilares para reposicionar o maxilar superior e/ou inferior poderá ser indicada. Para restaurar balanço e potecialmente ajudar a resolver a disfunção. Estas são opções de cirurgias que seu Cirurgião Bucomaxilofacial poderá discutir com você:

Artrocentese

Remoção de aderências por artrocentese e lavagem com medicamentos é um procedimento minimamente invasivo usado para diminuir dores na articulação e aumentar a amplitude de movimentos. Líquido estéril é introduzido por duas entradas na articulação para eliminar líquido estagnado e estender gentilmente a articulação. Este processo reverte pressões negativas que interferem na mobilidade do disco da articulação assim como mediadores químicos que causam dores e inflamações. No final do procedimento, medicamentos que lubrificam ou ajudam a reduzir inflamação poderão ser colocados nas ATMs. Artrocentese poderá ser realizada no consultório do Cirurgião Bucomaxilofacial ou num centro cirúrgico ambulatorial com anestesia local, sedação IV ou anestesia geral.

Artroscopia

Artroscopia é uma cirurgia minimamente invasiva bem na articulação que emprega um instrumento parecido a um telescópio miniatura chamado artroscopia através do qual o conteúdo das ATMs pode ser visualizado. Similar ao instrumento usado por Cirurgiões Ortopédicos nas articulações dos joelhos, este artroscopia especial é pequeno o suficiente para penetrar nas ATMs de modo que o Cirurgião possa ver a articulação, diagnosticar o problema e realizar os procedimentos cirúrgicos necessários. A remoção das aderências (cicatrizes) e/ou fragmentos de cartilagem poderão restaurar uma grande amplitude de movimentos e diminuir o nível da dor. A Artroscopia poderá ser realizada em um hospital ou em um centro cirúrgico ambulatorial sob anestesia geral, utilizando as mesmas condições esterelizantes e cirúrgicas que outros tipos de cirurgias de articulações.

Artroplastia

Artroplastia é usada para reparar a porção interna das ATMs e para reposicionar e/ou reconectar um disco deslocado. O procedimento poderá aliviar dor, cliques e recorrente travamento do maxilar. Deslocamento do maxilar pode ser tratado comprimindo os ligamentos internos e tecnologia laser poderá ser empregada para auxiliar as manobras cirúrgicas.

Artrotomia

Artrotomia é uma cirurgia de articulação aberta durante a qual uma pequena incisão é feita para expor as ATMs. Essa abordagem é usada quando artrocentese or artroscopia não permitem acesso o suficiente para um procedimento cirúrgico mais complexo. Artrotomia pode ser apropriado para reposicionamento e fixação de disco deslocado, remoção e modelagem de osso degenerativo e posicionamento de mantenedores de espaço.

Cirurgia de Reposicionamento de Articulação

Cirurgia de reposicionamento de articulação envolve substituição de parte da ATM. Este procedimento é reservado para casos severos onde outras opções não tenham sido capazes de restaurar a função. Técnicas incluem o uso de autogeno (envolvendo o tecido do próprio paciente) ou material aloplástico (sintético). Recentes avanços na tecnologia providenciam partes específicas da articulação feitas sob medida para o paciente. O procedimento é realizado no hospital sob anestesia geral e internação é geralmente exigida. Em certos casos, gerenciamento de dor de longo prazo é providenciado por um centro da dor.

Cirurgia de Correção dos Maxilares (Cirurgia Ortognática)

Em alguns casos as disfunções das ATMs podem ser tratadas operando o maxilar para alterar sua posição de modo que a anatomia interna das ATMs funcionem melhor.